Artigos

12/03Fernando Barboza

Cuba em pedra esculpida: como deixar seu banheiro mais moderno?

O modelo de cuba em pedra esculpida virou uma tendência na decoração de casas modernas. Também conhecidas como cubas escavadas, moldadas ou ocultas, elas tornam o ambiente muito mais sofisticado. Afinal, peças exclusivas feitas em materiais de alta qualidade fazem toda a diferença na estética e funcionalidade do espaço.

Além disso, sua versatilidade a torna uma opção para qualquer estilo de banheiro, lavabo ou cozinha. Quer saber mais sobre cuba esculpida? Neste post, você conhecerá os principais modelos, quais as vantagens para a decoração e os principais cuidados para mantê-la sempre perfeita. Acompanhe!

Entenda melhor como é uma cuba em pedra esculpida

A cuba é feita sob medida, no mesmo material da bancada, conferindo um visual unificado e clean ao ambiente. O principal efeito é disfarçar o escoamento da água e esconder o ralo. Apesar de ser mais utilizada em banheiros e lavabos, a cuba escavada também valoriza muito a decoração de cozinhas e áreas gourmet.

Versátil, pode ser esculpida em pedras mais simples, como a pedra-sabão, ou em pedras mais nobres, como mármore, travertino e granito, que conferem mais luxo e elegância em ambientes exclusivos. Há dois modelos de cuba em pedra esculpida, como veremos a seguir.

Com fundo reto

Como o nome já diz, o fundo é plano, fazendo com que a água escoe pelas aberturas laterais. Para esse modelo, o fundo é feito com uma placa de pedra removível para facilitar a limpeza da pia e o desentupimento do ralo, quando necessário.

Com rampa

Essa versão é a mais tradicional quando o assunto é cuba em pedra esculpida. O fundo é inclinado, formando uma rampa com a queda na direção em que a água escorre pela pequena fresta.

Entretanto, é preciso cuidar para que a torneira não fique sobre a parte mais alta da rampa, pois poderá molhar o restante da bancada. Projetos mais ousados utilizam a rampa com direção lateral ou, ainda, duas rampas cujas partes mais baixas se encontram no fundo.

Conheça as vantagens desse tipo de cuba

Como há uma grande variedade de pedras das quais pode ser feita uma cuba esculpida, esse modelo torna-se bastante versátil, adaptando-se com facilidade em qualquer estilo decorativo. As diversas opções de tonalidades e texturas permitem escolher a que mais combina com o ambiente.

Fazer uma composição de cuba em pedra esculpida em um banheiro com revestimentos do piso e paredes em pedra natural tornará o espaço requintado e com um visual único e impactante.

Há muitas possibilidades de tamanhos, modelos, cores e materiais. A dica é optar por um tipo de pedra menos poroso, pois tendem a absorver menos a água. Ou, ainda, utilizar resina impermeabilizante para impedir que a água penetre no material e o deixe molhado por mais tempo. Assim, basta secar com um pano.

Descubra os cuidados com a cuba escavada

Saber como cuidar da cuba é fundamental para mantê-la sempre bonita e não comprometer o visual do ambiente. No caso das cubas com fundo reto, remova sempre a placa para limpar por baixo e evitar que crie limo e acumule sujeira. Do mesmo modo, é preciso limpar as quinas para evitar o surgimento de mofo ou bolor.

Para a limpeza diária, utilize apenas detergente neutro e água. Para retirar manchas persistentes, misture um pouco de água morna e vinagre, deixe a solução agir por alguns minutos sobre a área manchada e enxágue. Jamais utilize produtos abrasivos ou inadequados para a manutenção de pedras, pois poderão danificá-las permanentemente.

Para ter uma cuba em pedra esculpida que valorize a decoração do seu lar, é essencial que ela seja feita com materiais de qualidade. Para isso, conte sempre com a Artemano, que é especialista em revestimentos naturais e pioneira no mercado, atuando há mais de 10 anos em conjunto com arquitetos renomados.

Gostou de conhecer esse modelo de cuba cheio de personalidade e elegância? Então, aproveite para conversar com um de nossos consultores e escolher o modelo mais adequado para o que você precisa. 


Compartilhar