Parcerias

01/08Arbo Imóveis

O que você deve avaliar antes de comprar um imóvel

A busca por um novo lar é um processo que demanda muita atenção. Antes de comprar imóvel, é necessário avaliar diversos pontos da casa ou do apartamento. Apesar da importância, a avaliação nem sempre é realizada pelo comprador, uma vez que é comum que muitas pessoas se sintam confusas quanto à negociação.

É importante considerar, também, que essa decisão irá mudar sua vida e sua rotina. Sua qualidade de vida e, também, suas finanças serão impactadas pela compra de uma nova casa ou apartamento.

Dessa forma, antes de tomar qualquer decisão relacionada à compra de um imóvel, você precisa se atentar não somente aos atributos físicos do imóvel, mas também às condições de pagamento.

Ao longo deste artigo você acompanhará os principais pontos de atenção que todo comprador deve ter antes de assinar o contrato de negociação de um imóvel. Continue a leitura, confira as informações e tome a decisão correta!

Cinco pontos que você deve se atentar antes de comprar imóvel

Existem diversos aspectos que devem ser analisados antes da compra de um imóvel. Muitas pessoas se sentem confusas com essa tarefa, uma vez que muitos pontos precisam ser analisados. Por isso, na lista abaixo você encontrará cinco aspectos que não pode deixar de verificar antes de, efetivamente, comprar imóvel.

1) Localização

Antes de comprar imóvel, você deve saber que a localização da casa ou do apartamento é um dos atributos mais importantes da propriedade. Isso porque o bairro no qual o imóvel está situado irá nortear toda a qualidade de vida dos moradores, bem como questões financeiras relacionadas tanto aos gastos diários quanto à valorização do imóvel.

Suponha, por exemplo, que você decida se mudar para um bairro afastado do centro da cidade. Para ter acesso aos principais serviços e pontos comerciais, você precisaria de um automóvel próprio ou de pontos de transporte coletivo. 

Se, nesse caso, você não possui carro – ou moto – e a infraestrutura do bairro não abriga pontos de ônibus ou estações de metrô, é provável que você tenha dificuldades para se locomover no dia a dia.

Esse é apenas um dos exemplos que podem ser citados no que se refere à localização de um imóvel. Outro aspecto importante que deve ser considerado é a segurança. 

Muitos bairros possuem altas taxas de criminalidade e, por isso, não são seguros, especialmente para famílias que desejam criar seus filhos em um ambiente calmo e tranquilo. Nesse caso, escolher uma localização que não preza pela segurança não é algo vantajoso.

Para avaliar a localização, é importante que você faça uma visita ao imóvel antes de comprá-lo de fato. É claro que a internet e as redes sociais podem ser bem úteis para suas pesquisas, mas você só irá perceber as vantagens e as desvantagens do bairro ao visitá-lo. 

Não se esqueça, também, de que é necessário visitar o imóvel em diferentes horários e dias da semana. Esse aspecto é importante para que você perceba como a rotina do bairro funciona em diferentes períodos do dia.

2) Estado de conservação do imóvel

Antes de comprar imóvel, é essencial que você analise o estado de conservação da casa ou do apartamento. No caso de imóveis usados, esse cuidado deve ser redobrado, uma vez que é necessário verificar cada um dos cômodos, já que os ambientes foram utilizados por outras pessoas anteriormente.

Por isso, antes de concretizar a negociação, você deve, conforme mencionado acima, visitar o imóvel várias vezes. Durante as visitas, preste atenção nas características de todos os cômodos.

Essa análise permitirá que você perceba, também, se o tamanho do imóvel é, de fato, adequado para você e para sua família. Além disso, é nesse momento que você pode perceber defeitos na estrutura da casa ou do apartamento e explicar ao proprietário.

Caso vá comprar um imóvel mobiliado, não se esqueça de verificar cada móvel e cada objeto de decoração. Lembre-se de que, se você pagou por eles, deverá recebê-los da forma como foi acordado. 

3) Diferenciais do condomínio

Outro aspecto importante para quem vai comprar imóvel é analisar os diferenciais do condomínio, seja este de casas ou de apartamentos. Mais uma vez, esse é um fator que interfere diretamente na qualidade de vida dos moradores.

Antes de assinar o contrato, portanto, é essencial que você conheça o regimento interno do condomínio. As normas variam de um empreendimento para outro e, por isso, você deve verificar se as regras se encaixam em seu estilo de vida e em suas preferências.

Outro aspecto importante é estar atento ao valor da taxa de condomínio. Muitas pessoas compram imóveis e se esquecem de considerar o valor que é destinado à taxa, o que, muitas vezes, traz problemas ao comprador.

Ao visitar o imóvel, é importante que você fique atento, também, aos vizinhos. Enquanto estiver na casa ou no apartamento, analise se os moradores próximos são tranquilos e silenciosos.

Por fim, mas não menos importante, é essencial que você verifique as medidas tomadas pelo condomínio no que se refere à segurança. O principal objetivo de quem opta por morar em um empreendimento é viver em um local seguro e, por isso, antes de comprar imóvel, você deve conferir quais equipamentos e quais profissionais garantem a integridade das propriedades e das pessoas no local.

4) Documentação do imóvel

Após verificar as condições do imóvel e sua localização, é chegado o momento de analisar os documentos. Essa é, provavelmente, a parte mais burocrática do processo de comprar imóvel. Por isso, é essencial que você esteja atento a cada detalhe.

Para que você saiba quais itens precisa verificar nessa etapa, confira a lista abaixo:

  • Certidão de Registro de Imóvel;
  • Certidão Negativa de Débitos com o condomínio;
  • Pagamento de Impostos. 

No caso da Certidão de Registro de Imóvel, você deve conferir, com o auxílio do corretor, se o imóvel está devidamente registrado em um cartório da cidade. Lembre-se de que o corretor é o profissional mais indicado para te auxiliar durante todo o processo de comprar imóvel, incluindo a parte burocrática. 

Os impostos do imóvel, por sua vez, podem ser conferidos na Prefeitura da cidade. Nesse caso, é possível verificar se todos os pagamentos estão em dia e se todos os documentos estão regularizados.

É importante que você saiba que qualquer erro na documentação do imóvel pode comprometer a compra do imóvel. Muitas vezes, você, como comprador, terá de gastar muito mais dinheiro para concretizar a negociação.

5) Valores e condições de pagamento

Por fim, é necessário que você avalie os valores cobrados pela compra do imóvel e, também, as condições de pagamento. De nada adianta, por exemplo, escolher um imóvel de quatro quartos em um bairro nobre se você não tem condições financeiras de arcar com o pagamento à vista ou com as parcelas do financiamento imobiliário. 

É importante ressaltar, ainda, que você deve se atentar às despesas relacionadas à documentação, bem como aos impostos e demais encargos que devem ser pagos ao comprar imóvel, como o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), o registro do imóvel e a escritura pública.

Caso vá contratar um financiamento imobiliário, o ideal é somar a mensalidade da taxa com o valor da parcela, para, assim, verificar se o valor está dentro de suas possibilidades financeiras.

Encontre o imóvel ideal para você e para sua família com a Arbo, que facilita e desburocratiza todas as transações e garante a melhor experiência àqueles que desejam comprar ou alugar uma casa ou um apartamento.

A Arbo Imóveis

Parceiros da Artemano, a Arbo Imóveis é uma startup do mercado imobiliário que tem o objetivo de simplificar transações imobiliárias, para que se conectar a um imóvel seja felicidade para quem o recebe, quem o entrega e quem o administra.

Com isso, oferece serviços e produtos para o mercado imobiliário de todo o Brasil, como um CRM (Customer Relationship Management) e um aplicativo para corretores, e, além disso, opera um dos maiores portais de imóveis do País. 

A Arbo possui como diferencial a facilitação de processos imobiliários de compra e de locação. Para isso, a empresa conta com ferramentas que desburocratizam processos tanto para imobiliárias, corretores e incorporadoras quanto para clientes que desejam comprar e alugar imóveis. Conheça!

Compartilhar