Artigos

11/07 Fernando Barboza

Apartamento rústico: 4 elementos que contribuem para criar os ambientes

Quando você ouve falar em um apartamento rústico, quais são as imagens que vem à sua mente? Muito provavelmente entre as opções estão algo que remeta a um imóvel em meio ao campo. A questão é que hoje em dia é possível transformar os mais diferentes apartamentos, independentemente de onde estão localizados, a partir de elementos que trazem rusticidade. 

Se você também é fã desse estilo e quer dar vida a um apartamento rústico, vamos te ajudar nesta missão. Separamos quatro elementos para incrementar o design e a decoração do seu imóvel, deixando-o bem aconchegante. Pelo fato da sala de estar e sala de jantar serem os principais ambientes para receber visitas, uma boa ideia é priorizar a transformação deles. 

1) Paleta com cores neutras  

É bem importante ter em mente que o estilo rústico contemporâneo não é conhecido por ter cores fortes. Ele leva consigo características de antigas casas de madeira natural, ou seja, uma paleta de cores neutras. Uma sala de estar rústica geralmente concentra marrom discreto, tons de nude, branco e preto. 

Vale também destacar um elemento no ambiente, como uma poltrona, usando uma cor diferenciada, mas até mesmo esses tons de “destaque” são geralmente sutis – azul suave, amarelo claro e vermelho puxado para o bordô. 

2) Pedra Hitam para apartamento rústico

Os revestimentos são grandes aliados na busca por ter um apartamento rústico. Entre as melhores alternativas que conseguem dar esse toque especial está a pedra Hitam. Ela é um revestimento natural importado, obtido a partir da extração direta de lava vulcânica. A Hitam possui uma grande variedade de tons de cinza, o que se encaixa perfeitamente bem com a ideia de trabalhar as cores neutras. 

Leia também: Pedra Hitam é 100% constituída de magma vulcânico

3) Acessórios com ar natural

Não há como falar em estilo rústico sem falar em natureza. Por isso, faz todo o sentido incorporar à decoração de um apartamento rústico acessórios que tenham relação com a natureza. Entre as boas ideias estão: 

– porta-retratos em madeira; 
– se a planta do apartamento permitir, incremente o teto do ambiente simulando vigas expostas em madeira; 
– quadros com madeira talhada, quadros com imagens clássicas vintages, quadro rústico de ferro com arabescos e flores; 
– velas em tons neutros;
– garrafas rústicas; 
– cestos de palha. 

Leia também: Entrevista Artemano – Pablo Witek fala sobre mudar ambientes com revestimentos naturais

4) Tecidos sem adornos

Os tecidos também são peça-chave para um apartamento rústico. Eles estão presentes em cortinas, almofadas, protetores de sofás e poltronas, por exemplo. O segredo é optar por tecidos orgânicos e sem adornos, lembrando sempre da ideia de trabalhar com cores neutras. 

No caso da cortina, é possível usar tanto os tecidos mais leves quanto os mais pesados. A transparência e a renda combinam caem muito bem se você tiver móveis de madeira no ambiente. Se a ideia é dar um toque mais elegante ao espaço, tecidos mais grossos e pesados, como a ráfia, cumprem bem o papel.

E então, gostou das dicas para dar vida a um apartamento rústico? Acredito que você também possa gostar do artigo que traz ideias de decoração para área gourmet

Compartilhar