Assentar revestimentos naturais não é uma tarefa difícil, apenas requer atenção e o cuidado que deve ser dado a tudo que provém da natureza. A ARTEMANO é especialista em revestimentos naturais e traz para você um tutorial de como assentar de forma correta e garantir vida longa para o seu novo ambiente.
Recebimento, armazenamento e preparação
Como qualquer revestimento, e principalmente por ser usinado artesanalmente, os revestimentos naturais precisam ser recepcionados na obra com todo o cuidado. Ser alojado em local seco, elevado do solo, abrigado do sol e da chuva. O empilhamento das caixas deve seguir as orientações descritas na embalagem quanto ao limite máximo, para que não se promova carga excessiva sobre o material, comprometendo sua integridade.
Ainda como se faz com todo revestimento, o revestimento natural principalmente, precisa ser bem lavado antes do assentamento. A razão é que normalmente suas peças estão muito empoeiradas em decorrência do processo de usinagem.
Um bom assentador molharia qualquer peça antes de assentar, o mesmo se aplica aos revestimentos naturais, principalmente por serem porosos e absorverem muita água. Se não estiver molhado o revestimento natural sequestrará a água da argamassa, comprometendo sua eficiência enquanto cola, que acabará vitrificada e desplacando a peça assentada.
Paginação
Começamos por lembrar que a natureza é pródiga em fazer cópias únicas. Com isso queremos dizer que a primeira coisa a ser considerada, quando se trata de revestimentos naturais, é que o assentamento, independentemente do tipo do revestimento, irá impor uma paginação prévia.
Como paginação entendemos que devam ser abertas ao menos 5 caixas do produto e montada previamente a composição das peças como ficarão dispostas depois de assentadas. Nesse processo, preocupe-se em evitar a concentração de peças com as mesmas características, distribuindo cores e nuances até que seja obtido o aspecto final desejado.
Considere na paginação o espaço onde as peças serão assentadas. Entenda por considerar saber previamente o que se espera do produto final, por exemplo: qual a iluminação incidente – direta, indireta, natural ou artificial; se haverá móveis sobrepostos a frente; existência de interruptores e tomadas, entre outros detalhes. Isso orientará melhor a escolha das melhores peças e onde elas deverão ser alocadas para a obtenção do melhor resultado final.
Substrato, impermeabilização, proteção mecânica
A área de assentamento também merece atenção. Além de limpa e impermeabilizada, quando for o caso, é sempre bom que haja uma proteção mecânica, protegendo o substrato e evitando qualquer incompatibilidade entre impermeabilizante e a argamassa. Aproveitando, a argamassa deve ser uma ACIII polimérica que absorverá toda e qualquer movimentação que o revestimento sofra por conta de dilatações e contrações em função da variação de temperatura a que venham a ser submetidos.
Dupla colagem
Para um perfeito assentamento é recomendada a dupla colagem. Para tanto, abra panos pequenos com cordões sempre numa mesma direção no substrato. Faça a mesma operação em cada peça. Assegure-se que ao assentá-las os cordões do substrato e das peças estejam paralelos. Esmague os cordões para que o ar existente entre a peça e o substrato saia completamente. Aproveite a generosa camada de argamassa para ajustar o nivelamento das peças, quando for o caso.
Junta seca e rejunte
Para a maioria dos revestimentos naturais recomenda-se que seja realizado o assentamento com junta seca. Essa recomendação se justifica pela grande possibilidade de se manchar as peças quando da aplicação, com a penetração do rejunte nos poros existentes nas peças, comprometendo, por exemplo, a beleza da transformação que normalmente os revestimentos naturais passam, quando são molhados, umedecidos ou até mesmo hidro ou óleofugados.
Muito importante: a junta seca não deve ser pressionada – quando se aperta um revestimento contra o outro, mas sim ajustada para que haja um respiro entre as peças – nunca maior a 1 milímetro. Se achar melhor utilize um espaçador dessa espessura existente no mercado para venda.
Cobertura, limpeza e cura
O revestimento natural por ser poroso – todos os revestimentos naturais in natura (sem tratamento com resinas) – ainda que não apareça a olho nu, são porosos e absorvem mais água que a média dos revestimentos industrializados. Por conta dessa característica, recomenda-se cobrir a área externa que for ser assentada, principalmente quando forem piscinas ou espelhos d’água.
Por fim, duas providências que requerem toda atenção e agilidade são, a limpeza das peças após o assentamento, assegurando que não haja sujidade que venha a ser absorvida, manchando para sempre a peça, e o respeito ao tempo de cura de cada argamassa. Isso irá assegurar a durabilidade do assentamento, evitando problemas de desplacamento.
Agora é hora de aproveitar sua piscina
Agora que você já sabe tudo sobre o assentamento dos revestimentos naturais aproveite e utilize-os em seus projetos. Além da exclusividade que eles possuem a beleza é inconteste e ainda ofertam outras propriedades que somente eles possuem como o sequestro de umidade dos ambientes, ação acústica, equilíbrio da temperatura e outras propriedades calmantes, terapêuticas e isotéricas.
A loja online da Artemano possui os revestimentos naturais Premium Quality que seus projetos precisam. Clique e conheça mais.