5 comparativos entre pedras naturais e pedras industrializadas

piscina com pedras naturais hijau lisa aplicada no interior e hijau bruta na parte externa

Olhe com atenção para a piscina presente na capa deste artigo. Nela temos um tipo de revestimento, a pedra Hijau, sendo utilizada em dois formatos: versão Hijau lisa, na parte interna da piscina, e Hijau bruta, na parte externa da piscina. 

A Hijau é uma pedra natural, ou seja, tem como origem a própria natureza. As pedras naturais são consideradas verdadeiras joias, sendo um dos materiais de construção e ornamentos mais antigos do mundo. Há registros de que elas são utilizadas em projetos arquitetônicos há mais de 4 mil anos. Povos Sumérios e Egípcios usavam rochas calcárias na construção de pirâmides e monumentos.

Além das pedras naturais como a Hijau, temos também opções industrializadas, como o porcelanato e o mármore. Se você está se perguntando “no dia a dia, quais as principais diferenças e pontos em comum entre pedras naturais e pedras industrializadas?”, separamos cinco informações importantes que vão te ajudar na hora de tomar a decisão. Confira! 

Composição

A composição é o principal diferencial entre as pedras naturais e pedras industrializadas. Enquanto as pedras naturais são formadas a partir de processos naturais, como o próprio nome deixa evidente, e constituídas somente de elementos encontrados na natureza, as pedras industrializadas contêm elementos artificiais na composição, entre eles, cristais de vidro e poliéster.

Nesse sentido, pedras naturais estão totalmente atreladas à sustentabilidade

Exclusividade

as pedras naturais artemano produzem um efeito diferenciado e exclusivo

Lembre-se que quando falamos de pedras industrializadas, como o porcelanato, estamos falando de algo produzido em larga escala, de maneira que todas as peças são iguais, pois industrialmente é possível seguir um padrão exato de coloração, por exemplo. 

Já um revestimento natural é produzido de forma manual, com matéria-prima natural, tornando-o um produto extremamente exclusivo, pois cada lote tem uma característica particular que muda de acordo com as características da rocha onde a peça foi extraída. 

As peças podem ser semelhantes, mas dificilmente serão iguais, nem por isso a combinação deixa de ser harmônica. Cada ambiente revestido com pedra natural ganha um ar de exclusividade, paz e harmonia. Sentimentos protagonizados pela natureza. 

Resistência 

Tanto os materiais naturais quanto os industrializados, de maneira geral, apresentam um alto grau de resistência nos mais diferentes tipos de instalação. O segredo principal para contar com isso é não abrir mão de ter por perto fornecedores de qualidade. 

Devido ao fator natureza, pode-se dizer que as pedras naturais são menos propensas a sofrer algum tipo de dano, garantindo que elas mantenham a mesma qualidade independente das intempéries que ocorrem ao longo dos anos. 

Durabilidade

Quando falamos em durabilidade, estamos nos referindo à capacidade que um produto tem em preservar as suas características funcionais sem necessitar de manutenções ou reparações excessivas. 

Pedras naturais e pedras industrializadas são extremamente duráveis e podem se manter intactas por muitas décadas. Apresentar maior ou menor durabilidade depende muito da utilização do produto ideal em cada instalação. Inclusive, há situações em que revestimentos naturais e revestimentos industrializados são usados em conjunto.

Lembre-se: para fazer a escolha certa, vale contar com o auxílio de um especialista. 

Porosidade 

as pedras naturais sao perfeitamente indicadas para serem aplicadas em piscinas

A porosidade é um item que precisa estar no radar de quem está escolhendo qual material usar. Quanto mais porosa uma pedra, maior a capacidade da rocha em reter líquidos. Pedras naturais, como Hijau e Hitam, por exemplo, são superindicadas para áreas molhadas, justamente pelo fato de apresentarem alta porosidade. 

No fim das contas, independentemente de qual é o seu projeto, há opções de pedra natural ou de pedra industrializada para que você consiga aplicar de forma segura.

Caso você esteja no momento de fazer a escolha, conte com a consultoria especializada e gratuita da Artemano para te ajudar a definir qual revestimento utilizar. 

artemano

artemano

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Vamos conversar sobre o seu projeto exclusivo?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreender você!

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

Sua paixão é criar ambientes magníficos e com design de alto padrão?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreenderem você!

Veja também